domingo, 7 de abril de 2013

2ª reunião do Programa Mais Educação na Unidade Escolar


1.      CABEÇALHO DA REUNIÃO: 

No dia quatro de abril do ano de dois mil e treze, reuniu-se na “sala Mais Educação” a coordenadora do programa na escola, a professora Patrícia Santos Nunes de Oliveira, a ATP (Assistente Técnico Pedagógico) Eliane Gonçalves Lopes Tomelin e os oficineiros: Pablo Augusto Ignácio Almeida, professor de Língua Portuguesa e Inglesa na Unidade escolar e oficineiro de Letramento no programa); Bruna Carolina Paes, aluna do 3º ano do Ensino Médio na Unidade escolar e oficineira de Letramento e Canto/Coral; Johann Matheus Berghahn, acadêmico de Matemática na UDESC e oficineiro de Matemática no programa; Robson Nathan Beck, acadêmico de matemática na UNIVILLE e oficineiro de informática no programa; Nikolas Derion Novaes, oficineiro de Canto/Coral, que estará iniciando no programa no dia cinco de abril (amanhã).

Neste dia não compareceu à reunião a oficineira Aiane Macedo de Souza, não justificou o motivo.

 
2.      COMO PREENCHER OS DOCUMENTOS:
 
2.1  Chamada dos alunos:  A chamada será realizada mensalmente, portanto já virá o mês referente a chamada registrado no cabeçalho da mesma.   

a)      Cabeçalho: deverá ser anotada à caneta o nome do oficineiro, a modalidade (qual a oficina que é de sua responsabilidade e os dias que ele estará na escola (assinalar com um (X);

b)       Nº da anotação – refere-se  a alguma ocorrência que houve durante a oficina e pode ser anotada no diário do oficineiro (esta anotação será avaliada pela coordenadora do projeto), na folha seguinte existe umas linhas para registro destas anotações;

c)      Chamada: Cada folha oferece 8 dias de chamada (a quantidade de oficinas ministradas durante um mês) o oficineiro deverá colocar a data na linha superior e a chamada nas linhas abaixo: “C” para Compareceu, F para Faltou e J para Justificou (neste último caso, são os alunos que desenvolvem alguma atividade neste dia, como: catequese, aula de futebol, etc. e que já está conversado com a coordenação do programa na escola).

d)     Anotações avaliativas: O projeto não contempla notas para a avaliação dos alunos, mas vimos por bem realizar avaliações que podem ser definidas por: PARTICIPAÇÃO, INTERESSE,  DESENVOLTURA,  entre outros e os códigos poderão ser “A” para Arrebatador, “B” para Bom, “C” para  Cabível  “D” para Debilitado.

e)      Quando entregar: na última semana de aula, no último dia em que o oficineiro estará na escola, ele deverá entregar esta folha juntamente com as outras que devem ser entregues para ser efetuado o seu pagamento. Neste dia ele receberá outras folhas referentes ao próximo mês.

 
2.2  Documentos dolicitados pelo FNDE
 

a)      Relatório mensal de atividades desenvolvidas por monitor voltadas à educação integral: este documento deverá ser preenchido logo após cada aula. No item 13 – Atividades Realizadas: deverá ser registrada a aula que foi ministrada naquele momento. No caso de aula faixa, deverá ser realizados dois registros, um para cada aula. 

b)      Recibo de ressarcimento mensal de despesas com transporte e alimentação: Este documento não precisa ser preenchido a cada dia. O oficineiro poderá preenchê-lo na última semana de aula quando o livro ponto já estiver preenchido. Isso corre menos risco de errar e fica um documento com uma estética mais apresentável. Este documento é preenchido somente uma vez ao dia, onde o oficineiro coloca a data que ele compareceu, o dia da semana e a hora de início e hora de finalização da atividade naquele dia e assina. 

c)      Em ambos documentos: Relatório mensal de atividades desenvolvidas por monitor voltadas à educação integral e Recibo de ressarcimento mensal de despesas com transporte e alimentação, o oficineiro deverá colocar os dados solicitados como: Nome, CPF, RG,UF (se sua identidade for de Santa Catarina colocar SC) ENDEREÇO, TELEFONE, MUNICÍPIO (Joinville) e UF (SC).  

3.      RETROSPECTIVA DA REUNIÃO ANTERIOR:

Iniciamos a reunião avaliando os itens pendentes da primeira reunião e o que foi efetuado e o que ainda precisa ser realizado:

AÇÃO
REALIZADA
PENDENTE
Chamada dos alunos;
OK
 
Livro ponto dos oficineiros;
 
X
Mandar e-mail com os dados dos oficineiros para os colegas;
OK
 
Fazer ficha individual dos alunos.
OK
 
Mesas da biblioteca para a sala;
OK
 
Ofício para a associação de moradores solicitando a sala para Taekwondo; Entregar o ofício para o seu Vânio;
OK
 
Informar a responsável pela NUTRI´PLUS (alimentação na escola) a Sra. Marli a quantidade de alunos que fazem parte do programa na Unidade Escolar;
OK
 
Providenciar um quadro de giz para a sala Mais Educação;
OK
 
Ver um responsável para concertar a goteira do telhado na sala;
 
X
Providenciar estantes de aço para guardar as mochilas dos alunos na sala Mais Educação.
 
X


3.1  Precisamos providenciar:

Questões pendentes:

a)      Enviar novo ofício para associação de moradores para informar novo horário da oficina de Taekwondo;

b)      Providenciar o livro ponto dos oficineiros;

c)      Ver um responsável para concertar a goteira do telhado na sala Mais Educação;

d)     Providenciar estante de aço para guardar os materiais dos alunos;

e)      Providenciar a transferência de patrimônio das carteiras da escola Rui Barbosa que foram doadas para a nossa Unidade Escolar para ser utilizada na sala Mais Educação.
 

4.      DISCUTIMOS AS DIFICULDADES NO PROJETO:

a)      Alunos especiais (com laudo e segundo professor) - Casos mais sérios: Alunos: Gabriel e Luiz – Segundo os oficineiros eles não aproveitam as aulas e não conseguem se situar como componente do grupo. São agitados e muitas vezes agressivos.

b)      Alunos que se recusam a almoçar – vimos um quadro muito surpreendente, que são alguns alunos que se recusam a almoçar. Em contato telefônico com os responsáveis os mesmos justificavam que eles são assim mesmo e que depois eles dariam o que os filhos gostam de comer quando forem embora. Não podemos concordar com esta situação e não podemos ligar toda vez que o aluno não quer almoçar, pois a maioria dos telefones é celular e o custo na escola fica muito alto.

c)      Acesso fácil dos alunos aos armários – alunos abrindo armário e pegando material;

d)     Cadernos dos alunos -  estão desorganizados, sem identificação  e o mesmo caderno sendo utilizados por dois alunos;

e)      Distribuição e recolhimento dos materiais - Dificuldade na agilização da distribuição e recolhimento dos materiais como canetas lápis e borracha.

 
4.1  Precisamos providenciar:

 Novas solicitações:

a)      Alunos especiais -Foi decidido levar a questão à reunião da Gerência de Educação para ver qual a atitude tomar.

b)      Alunos que se recusam a almoçar – Enviar bilhetes e anotar qual o dia que a criança não quer almoçar e se isso ocorrer mais que três vezes conversaremos com os responsáveis que poderão estar buscando estes alunos na hora do almoço, para se alimentar em casa; Faremos também um trabalho sobre alimentação no horário após o almoço, onde todos irão ao auditório.

c)      Acesso fácil dos alunos aos armários – Colocar um prego no alto e deixar lá as chaves dos armários, para que os alunos não tenham acesso às mesmas. 

d)     Cadernos dos alunos -  Organizar os cadernos dos alunos, onde cada aluno ficará com um caderno. Colocar uma etiqueta na frente para identificação dos mesmos. Dividir o caderno em quatro matérias para esta divisão utilizar clips;

e)      Distribuição e recolhimento dos materiais - Providenciar copos para separar canetas, lápis e borracha no armário;

 
5.      LEVANTAMOS AS QUESTÕES DO QUE ESTÁ FUNCIONANDO NO PROJETO:

 
a)      O horário dos oficineiros está bom. Somente a oficineira Amanda lembrou que ela está vindo quatro vezes para as atividades do programa e que ela mora muito longe.

b)      A chamada dos alunos ficou muito boa;

c)      A organização, até o momento está muito boa.

 5.1  Providenciar:

 a)      Para resolver o problema da oficineira Bruna- Como fica muito difícil mexer mais no horário, veremos a possibilidade de conseguir alguns passes junto à direção escolar para amenizar este problema;
 

6.      SUGESTÃO DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA

 
A oficineira Bruna sugeriu uma atividade diferenciada envolvendo a semana do livro

Semana do livro: 18 de abril: ver uma música conhecida, fazer uma paródia e apresentar na semana do livro na homenagem cívica.

No caso do oficineiro Nikolas e o prof. Pablo: ver se o professor de letramento poderia fazer a poesia e o de canto coral fazer a música.
 

7.      Apêndices:

RECIBO DE RESSARCIMENTO MENSAL DE DESPESAS COM TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO:

 
RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR MONITOR VOLTADAS À EDUCAÇÃO INTEGRAL:
 

MODELO DE CHAMADA E ANOTAÇÕES DOS ALUNOS - EM BRANCO:

 
MAT-REGISTRO MENSAL DA PRESENÇA DOS OFICINEIROS – MATUTINO:

 
VESP-REGISTRO MENSAL DA PRESENÇA DOS OFICINEIROS –VESPERTINO:

 

Horário dos oficineiros:

 
1ª REUNIÃO MAIS EDUCAÇÃO:

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