1.
CABEÇALHO DA REUNIÃO:
No
dia quatro de abril do ano de dois mil e treze, reuniu-se na “sala Mais
Educação” a coordenadora do programa na escola, a professora Patrícia Santos
Nunes de Oliveira, a ATP (Assistente Técnico Pedagógico) Eliane Gonçalves Lopes
Tomelin e os oficineiros: Pablo Augusto Ignácio Almeida, professor de Língua
Portuguesa e Inglesa na Unidade escolar e oficineiro de Letramento no
programa); Bruna Carolina Paes, aluna do 3º ano do Ensino
Médio na Unidade escolar e oficineira de Letramento e Canto/Coral; Johann
Matheus Berghahn, acadêmico de Matemática na UDESC e oficineiro de Matemática
no programa; Robson Nathan Beck, acadêmico de matemática na UNIVILLE e
oficineiro de informática no programa; Nikolas Derion Novaes, oficineiro de
Canto/Coral, que estará iniciando no programa no dia cinco de abril (amanhã).
Neste
dia não compareceu à reunião a oficineira Aiane Macedo de Souza, não justificou
o motivo.
2.
COMO PREENCHER OS DOCUMENTOS:
2.1 Chamada dos alunos: A chamada será realizada mensalmente, portanto
já virá o mês referente a chamada registrado no cabeçalho da mesma.
a)
Cabeçalho: deverá ser
anotada à caneta o nome do oficineiro, a modalidade (qual a oficina que é de
sua responsabilidade e os dias que ele estará na escola (assinalar com um (X);
b)
Nº da anotação – refere-se a alguma
ocorrência que houve durante a oficina e pode ser anotada no diário do
oficineiro (esta anotação será avaliada pela coordenadora do projeto), na folha
seguinte existe umas linhas para registro destas anotações;
c)
Chamada:
Cada folha oferece 8 dias de chamada (a quantidade de oficinas ministradas
durante um mês) o oficineiro deverá colocar a data na linha superior e a chamada
nas linhas abaixo: “C” para Compareceu, F para Faltou e J para Justificou
(neste último caso, são os alunos que desenvolvem alguma atividade neste dia,
como: catequese, aula de futebol, etc. e que já está conversado com a
coordenação do programa na escola).
d)
Anotações
avaliativas: O projeto não contempla notas para a
avaliação dos alunos, mas vimos por bem realizar avaliações que podem ser
definidas por: PARTICIPAÇÃO, INTERESSE, DESENVOLTURA, entre outros e os códigos poderão ser “A”
para Arrebatador, “B” para Bom, “C” para
Cabível “D” para Debilitado.
e)
Quando
entregar:
na última semana de aula, no último dia em que o oficineiro estará na escola,
ele deverá entregar esta folha juntamente com as outras que devem ser entregues
para ser efetuado o seu pagamento. Neste dia ele receberá outras folhas
referentes ao próximo mês.
2.2
Documentos dolicitados pelo FNDE
a)
Relatório
mensal de atividades desenvolvidas por monitor
voltadas à educação integral:
este
documento deverá ser preenchido logo após cada aula. No item 13 – Atividades Realizadas:
deverá ser registrada a aula que foi ministrada naquele momento. No caso de
aula faixa, deverá ser realizados dois registros, um para cada aula.
b)
Recibo de ressarcimento mensal de
despesas com transporte e alimentação:
Este
documento não precisa ser preenchido a cada dia. O oficineiro poderá
preenchê-lo na última semana de aula quando o livro ponto já estiver
preenchido. Isso corre menos risco de errar e fica um documento com uma
estética mais apresentável. Este documento é preenchido somente uma vez ao dia,
onde o oficineiro coloca a data que ele compareceu, o dia da semana e a hora de
início e hora de finalização da atividade naquele dia e assina.
c)
Em ambos documentos: Relatório mensal de atividades desenvolvidas por monitor
voltadas à educação integral e Recibo de ressarcimento mensal de despesas com
transporte e alimentação, o oficineiro deverá colocar os
dados solicitados como: Nome, CPF, RG,UF (se sua identidade for de Santa
Catarina colocar SC) ENDEREÇO, TELEFONE, MUNICÍPIO (Joinville) e UF (SC).
Iniciamos a reunião avaliando os itens pendentes da
primeira reunião e o que foi efetuado e o que ainda precisa ser realizado:
AÇÃO
|
REALIZADA
|
PENDENTE
|
Chamada
dos alunos;
|
OK
|
|
Livro
ponto dos oficineiros;
|
|
X
|
Mandar
e-mail com os dados dos oficineiros para os colegas;
|
OK
|
|
Fazer
ficha individual dos alunos.
|
OK
|
|
Mesas
da biblioteca para a sala;
|
OK
|
|
Ofício
para a associação de moradores solicitando a sala para Taekwondo; Entregar o
ofício para o seu Vânio;
|
OK
|
|
Informar
a responsável pela NUTRI´PLUS (alimentação na escola) a Sra. Marli a
quantidade de alunos que fazem parte do programa na Unidade Escolar;
|
OK
|
|
Providenciar
um quadro de giz para a sala Mais Educação;
|
OK
|
|
Ver
um responsável para concertar a goteira do telhado na sala;
|
|
X
|
Providenciar
estantes de aço para guardar as mochilas dos alunos na sala Mais Educação.
|
|
X
|
3.1 Precisamos
providenciar:
Questões pendentes:
a) Enviar
novo ofício para associação de moradores para informar novo horário da oficina
de Taekwondo;
b) Providenciar
o livro ponto dos oficineiros;
c) Ver
um responsável para concertar a goteira do telhado na sala Mais Educação;
d) Providenciar
estante de aço para guardar os materiais dos alunos;
e) Providenciar
a transferência de patrimônio das carteiras da escola Rui Barbosa que foram
doadas para a nossa Unidade Escolar para ser utilizada na sala Mais Educação.
4.
DISCUTIMOS AS DIFICULDADES NO PROJETO:
a)
Alunos especiais (com laudo e
segundo professor) - Casos mais sérios: Alunos: Gabriel e Luiz – Segundo os
oficineiros eles não aproveitam as aulas e não conseguem se situar como
componente do grupo. São agitados e muitas vezes agressivos.
b) Alunos que se recusam a almoçar
– vimos um quadro muito surpreendente, que são alguns alunos que se recusam a
almoçar. Em contato telefônico com os responsáveis os mesmos justificavam que
eles são assim mesmo e que depois eles dariam o que os filhos gostam de comer
quando forem embora. Não podemos concordar com esta situação e não podemos
ligar toda vez que o aluno não quer almoçar, pois a maioria dos telefones é
celular e o custo na escola fica muito alto.
c) Acesso fácil dos alunos aos
armários – alunos abrindo armário e pegando material;
d) Cadernos dos alunos - estão desorganizados, sem identificação e o mesmo caderno sendo utilizados por dois
alunos;
e)
Distribuição e
recolhimento dos materiais - Dificuldade na agilização da distribuição
e recolhimento dos materiais como canetas lápis e borracha.
a)
Alunos especiais -Foi decidido
levar a questão à reunião da Gerência de Educação para ver qual a atitude
tomar.
b)
Alunos que se
recusam a almoçar
– Enviar bilhetes e anotar qual o dia que a criança não quer almoçar e se isso
ocorrer mais que três vezes conversaremos com os responsáveis que poderão estar
buscando estes alunos na hora do almoço, para se alimentar em casa; Faremos
também um trabalho sobre alimentação no horário após o almoço, onde todos irão
ao auditório.
c)
Acesso fácil dos
alunos aos armários –
Colocar um prego no alto e deixar lá as chaves dos armários, para que os alunos
não tenham acesso às mesmas.
d)
Cadernos dos
alunos - Organizar os cadernos dos alunos, onde cada
aluno ficará com um caderno. Colocar uma etiqueta na frente para identificação
dos mesmos. Dividir o caderno em quatro matérias para esta divisão utilizar
clips;
e)
Distribuição e
recolhimento dos materiais - Providenciar copos para separar
canetas, lápis e borracha no armário;
5.
LEVANTAMOS AS QUESTÕES DO QUE ESTÁ FUNCIONANDO NO
PROJETO:
a)
O
horário dos
oficineiros
está bom. Somente a oficineira Amanda lembrou que ela está vindo quatro vezes
para as atividades do programa e que ela mora muito longe.
b) A
chamada dos alunos ficou muito boa;
c) A
organização, até o momento está muito boa.
6.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA
A oficineira Bruna sugeriu uma atividade
diferenciada envolvendo a semana do livro
Semana do livro: 18 de abril: ver uma música
conhecida, fazer uma paródia e apresentar na semana do livro na homenagem
cívica.
No caso do oficineiro Nikolas e o prof. Pablo: ver
se o professor de letramento poderia fazer a poesia e o de canto coral fazer a
música.
7. Apêndices:
RECIBO
DE RESSARCIMENTO MENSAL DE DESPESAS COM TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO:
RELATÓRIO
MENSAL DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR MONITOR VOLTADAS À EDUCAÇÃO INTEGRAL:
MODELO
DE CHAMADA E ANOTAÇÕES DOS ALUNOS - EM BRANCO:
MAT-REGISTRO
MENSAL DA PRESENÇA DOS OFICINEIROS – MATUTINO:
VESP-REGISTRO
MENSAL DA PRESENÇA DOS OFICINEIROS –VESPERTINO:
Horário
dos oficineiros:
1ª
REUNIÃO MAIS EDUCAÇÃO:
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